top of page

COMO LIDAR COM A FOME?



Dar início a uma dieta nem sempre é fácil. Além daquela vontade louca de comer o que não se deve, muitas vezes nosso organismo leva aquele "baque" hipocalórico e começamos a sentir uma sensação um tanto chata: a fome. A fome nada mais é do que uma forma do organismo dizer: coma!

No entanto, quando o objetivo é emagrecer, vale a pena enganar um pouquinho essa sensação, só até o organismo se acostumar à nova rotina. Algumas maneiras bem simples de se fazer isso são...

BEBER ÁGUA A água dá uma enganada momentânea no estômago, já que provoca a dilatação do mesmo. E a melhor parte é que não tem uma mísera caloria!

COMER SALADA... CRUA! Alface, tomate, pepino, agrião, rúcula, rabanete... Quem é meu paciente sabe que eu canso de bater nessa tecla. As fibras dessas hortaliças estão totalmente intactas, isto é, como não passaram por nenhum processamento (cocção, liquidificador etc), suas fibras conseguem cumprir a promessa direitinho: dar aquela sensação (prolongada) de saciedade.

GORDURAS BOAS Um dos lados bons de temperar a salada com azeite é que ele também exerce o efeito de prolongar a sensação de estômago cheio por mais uns minutos. Nosso organismo possui apenas um tipo de enzima que digere as gorduras da dieta (lipases), dessa forma, a gordura é beeem mais lentamente absorvida pelo organismo. Além do mais, a gordura libera um hormônio que lentifica o processo de saída da comida do estômago. Aposte em azeite, abacate, castanhas, gema de ovo...

SAL (!!) O sal é responsável pelo desenvolvimento de hipertensão, inchaço, agravos renais... Só que em excesso! Muita gente acha que fazer dieta é retirar o sal de todos os lados, mas não é bem assim. Por incrível que pareça, o sal também tem sua parcela de responsabilidade na saciedade e, claro, dá um gostinho todo especial à comida. Use com moderação! ;)

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page